quarta-feira, 20 de abril de 2016

Mulher Cidadã leva atendimentos especializados a Manoel Urbano

Várias secretarias ofereceram atendimentos (Foto: Angela Peres/Secom)
Várias secretarias ofereceram atendimentos (Foto: Angela Peres/Secom)

O Programa Mulher cidadã levou a Manoel Urbano, nos dias 15 e 16, vários serviços à população, como aconselhamento jurídico, consultas psicológicas, palestras voltadas para a mulher, feira solidária, delegacia especializada de atendimento à mulher, além dos atendimentos médicos ofertados pelo Programa Saúde Itinerante. A vice-governadora Nazareth Araújo esteve presente no sábado para acompanhar a ação.
Para o programa ofertar todos esses serviços, ele conta com a parceria da Secretaria de Saúde (Sesacre), Secretaria de Políticas Para as Mulheres (SEPMulhres), Secretaria de Articulação Institucional (SAI) e da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), além da Defensoria Pública.
Segundo Nazareth Araújo, o que faz o projeto acontecer são as parcerias. “A gente está sendo recepcionado com vários atendimentos dentro de uma escola pública, então a parceria começa já com a disponibilização do local”, disse.
Como grande parte do público atendido é composta por moradores da zona rural, uma parceria com a Secretaria de Produção Agroflorestal (Seaprof) já está em planejamento, com a oferta de oficinas e cursos ao público.
Mulheres recebem atenção especial (Foto: Angela Peres/Secom)
Mulheres recebem atenção especial
 (Foto: Angela Peres/Secom)

Antônia Moura da Cruz soube pelo cunhado sobre o atendimento psicológico oferecido no ônibus da SEPMulheres, e já aproveitou a oportunidade.
“A gente não tem condições de viajar para conseguir em Rio Branco, e quando tem essa oportunidade, aproveita. Minha filha ela é muito desconcentrada, tem dificuldade para prestar atenção na escola, então eu vim aqui pedir aconselhamento, e a psicóloga, muito simpática, me atendeu superbem”, afirma Antônia.
Atendimento psicossocial e roda de conversa a respeito da violência doméstica, com base na Lei Maria da Penha, são ofertados no local.
Segundo Joelda Paes, coordenadora de Direitos humanos da SEPMulheres, o trabalho é diretamente ligado à Defensoria Pública, à Sesacre e à Polícia Civil, por serem essenciais para dar o encaminhamento adequado no próprio local de atendimento do Mulher Cidadã, priorizando casos de mulheres que sofrem com a violência doméstica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário