terça-feira, 22 de março de 2016

NOTA DE REPÚDIO sobre fato envolvendo violência contra a mulher no Café Del Mar MPPI.


O Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid) vem manifestar publicamente seu mais profundo repúdio ao episódio ocorrido no último sábado (19/03/2016), no pub “Café Del Mar”, envolvendo um policial e mulheres que estavam na referida casa de show. Depois de assediar insistentemente uma das garotas e receber várias negativas, o homem sacou uma arma e ameaçou o grupo, chegando a agredir uma delas.
Mais uma vez a sociedade teresinense assistiu a culpabilização da vítima, pois, de acordo com o relato das testemunhas em diversas redes sociais, o acusado de agredir o grupo de mulheres não foi retirado do local. E, por medo, as vítimas se retiraram do local, já que não se sentiram mais seguras e não tiveram apoio dos responsáveis pelo espaço.
O lamentável ocorrido reforça o sexismo e o machismo exacerbado existentes na sociedade, que ainda preserva características patriarcais e enxerga a mulher como mero objeto sexual, uma concepção formulada por uma sociedade que permanece estruturalmente machista.
A busca pela efetivação dos direitos humanos das mulheres tem como imperativo o enfrentamento a todas as manifestações que legitimam, naturalizam ou justificam a violência de gênero. Assim, assediar e agredir uma mulher que se nega a manter qualquer tipo de contato é um desrespeito incalculável e transmite a toda a sociedade que a mulher não é sujeito de direitos, mas sim um objeto que existe para satisfazer as vontades masculinas.
Oportuno lembrar a Convenção de Belém do Pará, que em seu artigo 6˚ indica que “é direito de toda mulher ser valorizada e educada, livre de padrões estereotipados de comportamento e costumes sociais e culturais baseados em conceitos de inferioridade e subordinação”. O Nupevid entende que situações como a que ocorreu na casa de show em questão vão de encontro a esses princípios, na medida em que representam um desvalor à figura da mulher.
Ressalta-se, pois, que o enfrentamento a todo tipo de violência contra a mulher é uma pauta fundamental para a construção de relações sociais mais justas e igualitárias. Dessa forma, reforçamos nosso total repúdio ao ocorrido no pub “Café Del Mar” e reafirmamos o compromisso com o respeito aos direitos humanos das mulheres, espelhado nos projetos desenvolvidos pelo Nupevid e na luta diária pelo reconhecimento da mulher como ser de direitos, no fim das relações de opressão existentes na sociedade e no enfrentamento à violência.
As Promotorias de Justiça do Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência, em parceria com outros órgãos e entidades, já estão tomando as medidas administrativas e judiciais cabíveis para coibir atitudes machistas como esta.
Amparo Sousa Paz – Promotora de Justiça e Coordenadora do NUPEVID

Nenhum comentário:

Postar um comentário