terça-feira, 22 de março de 2016

Mulheres são qualificadas em construção civil com apoio da SPM

A secretária adjunta de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Neuza Tito, participou do Seminário Mãos à Obra: Mulheres Construindo a Autonomia, na sexta-feira (11/03), em Belém (PA). O evento fez parte do encerramento do Projeto “Inclusão e Igualdade: construindo a autonomia econômica e política das mulheres”, apoiado pela SPM por meio de convênio firmado com o Instituto Vitória Régia, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). 
O projeto teve por objetivo promover ações de qualificação profissional, por meio de cursos na área da construção civil, com base nos princípios da economia solidária, no intuito da geração de trabalho e renda, embasados na afirmação da autonomia econômica das mulheres. O público-alvo eram as mulheres em situação de vulnerabilidade social nos municípios de Ananindeua, Belém, Marituba, Castanhal e Santa Izabel do Pará. 
Foram beneficiadas 473 mulheres, na faixa etária de 18 a 45 anos, prioritariamente, mulheres em situação de vulnerabilidade – mulheres presidiárias, da economia solidária, urbanas e rurais. Além da capacitação, o projeto incluía a apresentação das formadas para empresas e órgãos de intermediação do trabalho.  O nome das participantes foi incluído no Serviço Nacional de Emprego (Sine) e no Centro Profissional Autônomo, do Governo do Pará. Elas também receberam um kit com equipamentos de proteção individual para o início em trabalhos autônomos.  
A participação nos cursos da construção civil foi considerado um marco para na vida das beneficiárias, pois fomentou a participação da força de trabalho feminina em um setor com baixo número de mulheres qualificadas e organizadas para ingressar neste mercado, seja por via formal ou empreendedora, familiar ou coletiva (empreendimentos solidários). 

Comunicação SocialSecretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Contatos: 61-3313-7406 - spmimprensa@spm.gov.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário