quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

SEPMulheres apresenta plano de gestão e firma parceria com coletivo




A transversalidade entre as diversas secretarias de Estado permite que haja a interação de projetos entre elas. Este é o caso da Secretaria de Estado de Política para Mulheres (SEPMulheres), que apresenta o plano de ação dos próximos 200 dias de gestão para outras pastas em busca de gerar parcerias em todos os meios.

Na tarde desta terça-feira, a titular da SEPMulheres Concita Maia se uniu com o coletivo “Ô Dona”, em busca de traçar planos e parcerias em conjunto sobre políticas para mulheres. O coletivo, que já trabalha com iniciativas e diálogos feministas dentro de escolas, universidades e praças, aderiu ao projeto e firmou parceria em diversos âmbitos.

“O governo do Estado abre portas para que possamos implementar política para mulheres, e isso é muito importante para a sociedade. Hoje firmamos parceria para a realização de bate-papos em escolas a partir de março, além de outros projetos que vamos construir com o tempo em conjunto com a SEPMulheres”, explica Thayla Fernanda, componente do coletivo.

Concita Maia explica que essa parceria é de grande importância para que mais mulheres possam ser alcançadas e tenham conhecimento sobre o que é a política de gênero. “Temos objetivo de atingir todas as mulheres. Para isso, busco parcerias com outras secretarias para identificar onde podemos agir”, ressalta.

Além do “Coletivo Ô Dona”, outras secretarias como a de Produção, Educação, Cultura e Esporte, e as assessoria da Juventude e Indígena, entre outras, também terão diálogos para firmar parcerias que beneficiem as mulheres.

Agência de Noticias do Acre 

domingo, 25 de janeiro de 2015

REMUT PARABENIZA JOGADORAS DE FUTSAL DE TARAUACÁ

Verona (foto: blog do Accioly)
A Rede de Mulheres de Tarauacá - Remut, parabeniza todas as meninas atletas do Verona e do Rivera, que protagonizaram o cenário do futsal feminino em nossa cidade. Todas vocês são vencedoras. 

Rivera (foto: blog do Accioly)
Parabenizamos também aos organizadores, especialmente o coordenador e incentivador dessa prática esportiva entre as mulheres, Romerito Fontenele, autor e executor do projeto. Agradecemos finalmente, ao Governo do Estado que financiou a competição e também à prefeitura que foi a grande parceira. 

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

MULHERES DA LUTA

Socorro Neri (Remut), Rosa Neri (CMDM), Janaina Furtado (Vereadora) e Yonara Machado (UTM)

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

REMUT participa das atividades da Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher












Tarauacá recebe Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher

Cerca de 20 casos de violência doméstica foram identificados (Foto: Maria Meirelles)

Como estratégia de prevenir, identificar casos e reprimir a violência doméstica, a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres) ofereceu, nos últimos dias 6 e 7, ao público feminino de Tarauacá o serviço especializado da Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher em Situação de Vulnerabilidade. A ação contou com o apoio e parceria da prefeitura, Movimento de Mulheres REMUT e Rede Acreana de Mulheres e Homens.
No sábado, 6, primeiro dia da ação, a atividade foi realizada no bairro do Centro, em frente à prefeitura. Entre os serviços oferecidos no ônibus, destacam-se os testes rápidos de HIV, hepatite C e sífilis, atendimento psicológico, social, jurídico e cadastro do bolsa família. Palestras e panfletagens sobre violência doméstica, Lei Maria da Penha e relações sociais de gênero também foram oferecidas ao público presente.
“Estamos oferecendo um serviço integrado e fortalecido às mulheres”, destacou o prefeito Rodrigo Damasceno (Foto: Maria Meirelles)
“Estamos oferecendo um serviço integrado e fortalecido às mulheres”, destacou o prefeito Rodrigo Damasceno (Foto: Maria Meirelles)
Para o prefeito Rodrigo Damasceno a proposta da ação é conscientizar as mulheres. “No sentido geral, estamos aqui para abraçar as mulheres e conscientiza-las para que não aceitem qualquer tipo de violência. Desse modo, nós potencializamos a ação da SEPMulheres para que possamos fazer um trabalho integrado e fortalecido”, disse.
O segundo dia de atividade (domingo, 7) foi realizado no bairro da Praia, em frente a Unidade Básica de Saúde Maria da Luz. “A praia é um dos maiores bairros de Tarauacá e também um dos mais violentos, por isso o escolhemos para dialogar com a comunidade e oferecer um serviço de acolhimento específico às vítimas”, destacou a coordenadora de Direitos Humanos da SEPMulheres, Joelda Pais.
Ao todo, 100 atendimentos médicos foram realizadas e 20 casos de violência doméstica foram identificados pelo serviço móvel especializado. A ação faz parte da agenda interinstitucional dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

CAMPANHA DOS 16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES.

Hoje a campanha as mulheres estarão adesivando carros, para divulgar ainda mais o Disk 180 que é nosso aliado nessa luta em prol da paz e da igualdade de direitos.


Concentramos-nos no Sinal de Trânsito do Centro da Cidade e distribuímos panfletos informativos aos Condutores de Veículos.


REMUTPARTICIPA DA CAMPANHA DOS 16 DIAS DE ATIVISMO CONTRA A VIOLÊNCIA

Camila Figueiredo da UBS 24 de Abril

Ângela Fontinelle da UBS Jose Leôncio

Silvânia Nunes da UBS Maria Espanhol

Marluce Viana da UBS João Wanderley

A presidente da Remut, Socorro Nery e sua vice Rosa Nery- No Segundo dia de Ativismo, elas cumpriram a agenda, juntamente com a Yonara Machado Coordenadora de Política Publica para as Mulheres.

Visitaram todas as UBS do nosso município, levando o kit da campanha, composto de cartazes, adesivos e uma blusa para cada coordenadora. 

Obrigada Coordenadora Camila Figueiredo da UBS 24 de Abril, Ângela Fontinelle da UBS Jose Leôncio,  Silvânia Nunes da UBS Maria Espanhol, Marluce Viana da UBS João Wanderley , pela receptividade e principalmente pelo comprometimento com a causa da não violência contra as mulheres.