terça-feira, 25 de agosto de 2015

Na Marcha das Margaridas, ONU Mulheres destaca liderança das mulheres para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis

Na Marcha das Margaridas, ONU Mulheres destaca liderança das mulheres para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis/
Marcha acontecerá, na manhã desta quarta-feira 12/8), em Brasília com mais 
de 70 mil trabalhadoras rurais
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
5ª Marcha das Margaridas acontece, em Brasília, em 11 e 12 de agosto, com manifestação pública na Esplanada dos Ministérios e atividades concentradas no Estádio Mané Garrincha

"Entendemos que a sustentabilidade da vida humana em sintonia com a preservação e a gestão racional dos recursos naturais são as alternativas decisivas para o desenvolvimento da humanidade. Isso implica mudanças radicais sobre a maneira como as pessoas, em particular as mulheres, são reconhecidas na sociedade em termos de acesso e garantia de direitos. Dentre estes direitos, está o de viver em seus territórios com dignidade e pleno exercício da cidadania”, considera Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.
Ela participa de oficina no Seminário Internacional da 5ª Marcha das Margaridas, em Brasília, nesta terça-feira (11). A atividade será acompanhada por delegação internacional de camponesas latino-americanas e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), parte delas apoiadas pela ONU Mulheres para integrar a marcha.
Gasman aponta o papel decisivo da liderança das mulheres, ressaltando as rurais, para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), adotados pelas Nações Unidas em substituição aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), cujo anúncio oficial será feito, em setembro, durante a Assembleia Geral da ONU. “Há muito a aprender com a produção familiar, as estratégias de economia solidária, as novas formas de organização produtiva, a pesca, a extração vegetal sustentável, os modos de vida em quilombos, aldeias indígenas ou assentamentos. Para isso, as brasileiras têm muito a falar e ensinar, a exemplo da incidência política que se estabeleceu por meio da Marcha das Margaridas em homenagem e seguimento ao legado de Margarida Maria Alves”, frisa.

Na Marcha das Margaridas, ONU Mulheres destaca liderança das mulheres para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis/
Mulheres do campo e da floresta reivindicam enfrentamento à violência e políticas públicas de empoderamento
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Outro ponto destacado por Nadine é a liderança do Brasil na agenda internacional em favor do empoderamento das mulheres, a exemplo da 59ª Sessão da Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres (CSW), em que o país pressionou a comunidade internacional para avançar nos compromissos com a implementação e o monitoramento da Plataforma de Ação de Pequim, que estabelece 12 áreas de preocupação sobre os direitos de mulheres e meninas.
Para a representante da ONU Mulheres Brasil, é grande a expectativa internacional para a presidência que o país exercerá na cargo da 60ª CSW, em março de 2016, sobretudo da sociedade civil brasileira. “Quero destacar o vigor do movimento de mulheres e feminista brasileiro, o qual está registrado no arcabouço de políticas públicas desenvolvido, desde 2003, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República”.
De acordo com a representante da ONU Mulheres Brasil, o empoderamento político das mulheres tem sido determinante para o avanço político no mundo. “São movimentações políticas e sociais como as que as margaridas estão fazendo, há anos, que têm mantido pública a urgência de políticas que enfrentem o sexismo e possibilitem o empoderamento das mulheres e a igualdade de gênero”, afirma.
Direitos das mulheres do campo e da floresta – A 5ª Marcha das Margaridas acontece, em Brasília, em 11 e 12 de agosto. As atividades estão concentradas no Estádio Mané Garrincha. A marcha é coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura (Contag) e é realizada com organizações parceiras da sociedade civil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário