sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Mitos e Verdades sobre o Câncer de Mama


A própria palavra câncer assusta muita gente, isto porque ainda existem muitas idéias erradas sobre a doença e, infelizmente, a maioria das pessoas pensa que câncer é sinônimo de morte. Até hoje há quem evite pronunciar a palavra câncer e atribuem à doença alguns, digamos, "apelidos”. Portanto, parece-nos que a própria palavra câncer já traz em si alguns mitos. Muitas vezes uma má interpretação de fatos relacionados ao câncer ou uma generalização de um caso isolado da doença, assim como especulações, acabam por fazer com que idéias e até mesmo crenças se apresentem como verdades. Vejamos, a partir de algumas dúvidas comuns, o que é mito e o que é verdade em relação ao câncer:

O câncer é contagioso.
Mito - Mesmo o câncer causado por vírus não é contagioso, ou seja, não passa de uma pessoa para a outra por contágio como ocorre com resfriados, por exemplo. No entanto, alguns vírus oncogênicos, isto é, capazes de produzir câncer (como é o caso do papiloma vírus que poder causar o câncer do colo do útero), podem ser transmitidos através do contato sexual, de transfusões de sangue ou de seringas contaminadas utilizadas para injetar drogas.

Desenvolver um câncer é um castigo.
Mito - O surgimento de qualquer tipo câncer está relacionado a inúmeras causas, entre elas, maus hábitos alimentares, consumo exagerado de álcool, sedentarismo e, principalmente, o tabagismo.

Desodorante antiperspirante pode causar câncer de mama.
Mito - De forma alguma. Esse é um boato que circula na Internet, mas nada tem de verdadeiro. Na axila nem existem células mamárias. Não existem pesquisas ou estudos que demonstrem haver qualquer ligação entre as duas coisas. O que pode acontecer é o entupimento de algumas glândulas sudoríparas, mas isso não afeta a mama.

Um tumor pode ser causado por um trauma, por exemplo, uma pancada durante uma batida de automóvel.
Mito - A batida pode formar um caroço, que, em exames rotineiros, se assemelha a um câncer, mas é benigno. Outra coisa comum é que, a partir do choque, a preocupação da pessoa aumente e, por meio do toque mais freqüente ou outro exame, ela possa descobrir um nódulo que já estava presente em seu corpo.

É melhor ter vários nódulos que um só.
Mito - Estudos indicam que o fato de ter um ou vários nódulos não influencia na gravidade da doença. É importante lembrar também que nódulo nem sempre é câncer.

O câncer tem cura.
Verdade - Embora a medicina mencione que o tratamento deve ser individualizado e que cada paciente responde de maneira particular às terapias, o câncer é curável, desde que diagnosticado precocemente e acompanhado corretamente.

Alimentos cozidos em forno de micro-ondas podem provocar câncer.
Mito - As micro-ondas não tornam o alimento radioativo, nem apresentam risco de exposição à radiação desde que usadas de acordo com as instruções. A exposição a altas doses de radiação por micro-ondas pode ocasionar queimaduras ou cataratas nos olhos, mas a pequena quantidade que pode vazar de um forno caseiro não causa problemas.

A freqüência sexual interfere na ocorrência de câncer.
Mito – Especialistas afirmam que não há relação alguma entre a freqüência sexual e o surgimento de câncer. Cabe ressaltar que a atividade sexual não ajuda a proteger as mamas contra o câncer. O que pode protegê-las é a gravidez e a amamentação.

Se eu faço o auto-enxame de mamas todos os meses não preciso fazer mamografia.
Mito - Normalmente, se você fizer o auto-enxame todos os meses e visitar o seu médico anualmente, uma mamografia por ano é suficiente. Nem o auto-enxame, nem o exame clínico, nem a mamografia são eficientes sozinhos. Alguns cânceres de mama são detectados apenas com a mamografia. Outros são detectados apenas com o exame médico, por esta razão, a recomendação é fazer a mamografia, junto com o auto-enxame e o exame clínico físico feito por um profissional de saúde.

A Radiação emitida pela mamografia causa câncer.
Mito - A exposição a qualquer tipo de radiação irá expô-la a riscos de câncer em geral, porém a quantidade de radiação de uma mamografia é relativamente baixa. A mamografia continua sendo a melhor ferramenta para detecção do câncer de mama.

Amamentar protege o peito do câncer de mama.
Verdade - Quando o bebê mama, as células mamárias ficam ocupadas com a produção de leite e se multiplicam menos, o que reduz o risco de contrair a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário