quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Estudantes do ensino médio, universitários e escolas podem se inscrever no 9º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero até 30/9

Data: 20/08/2013
20/08 - Estudantes do ensino médio, universitários e escolas podem se inscrever no 9º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero até 30/9
Saiba mais sobre o concurso no portal www.igualdadedegenero.cnpq.br
Até 30 de setembro, redações e artigos científicos de estudantes do ensino médio, universitárias e universitários sobre gênero, mulheres e feminismos podem ser inscritas em concurso nacional. Escolas com ações em prol da igualdade e do enfrentamento de discriminações também serão reconhecidas 
 
 
Gênero, mulheres, feminismos, relações raciais, geração, classe social e sexualidade. Esses são alguns dos temas que estudantes do ensino médio, graduação, mestrado e doutorado; graduadas e graduados, especialistas; mestras e mestres poderão participar na 9ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero. O concurso selecionará, até 30 de setembro, redações e artigos científicos, além de experiências inovadoras de escolas públicas e privadas.  
 
A iniciativa tem como objetivo estimular a produção científica e a reflexão crítica acerca das desigualdades entre mulheres e homens. Os trabalhos que se destacarem receberão premiações, tais como notebooks e equipamentos de informática (para estudantes de ensino médio), bolsas de iniciação científica, mestrado e doutorado, de acordo com as normas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 
 
Todas as categorias terão inscrição somente pelo portal www.igualdadedegenero.cnpq.br 
 
Ensino pró-equidade - Escolas públicas e privadas de ensino médio, com projetos e ações pedagógicas para a promoção da igualdade entre mulheres e homens, poderão apresentar iniciativas voltadas ao enfrentamento à discriminação racial, étnica e de orientação sexual. Será escolhida uma escola por unidade da federação. 
 
Professoras e professores orientadores e as escolas que tiverem estudantes premiados receberão assinatura anual da Revista de Estudos Feministas e dos Cadernos Pagu.  
 
O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é uma realização da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (MCTI/CNPq), do Ministério da Educação (MEC) e da ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para o Empoderamento das Mulheres e a Igualdade de Gênero. 
 
Recorde de inscrições - A 8ª Edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, ocorrida em 2012, alcançou o recorte de 5.139 trabalhos. Em 2010, foram efetuadas 4.572 inscrições, aumento de 12% no comparativo ao número de participantes da 8º edição.
 
9º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Período de inscrições: até 30 de setembro de 2013
Mais informaçõeswww.igualdadedegenero.cnpq.br
 
 
 
Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR
www.spm.gov.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário